Está pronto para narrar?
Ao se jogar RPG de mesa, em massiva maioria dos sistemas, o jogo divide os participantes entre Mestre e jogadores. Esse “Mestre” pode ter vários nomes, como Mestre de Calabouço (DM – Dungeon Master), ou Narrador. Mas a única coisa que permanece constante é que ele precisa cuidar do andamento da partida. Isso geralmente significa que ele irá controlar o universo de jogo, os Personagens Não Jogadores (NPCs) e etc. Isso é um trabalho gigantesco, mas também recompensador. Estaria você pronto para isso?
Quando começamos a jogar RPG, raramente iniciamos mestrando. Existem alguns motivos que levam a essa conclusão: O Mestre tem que conhecer intimamente o andamento de uma campanha, tem que saber bem as regras, e deve ser capaz de manter um universo. Somente depois de algum tempo se adquire essa confiança, esse conhecimento, para efetuar uma boa narração.
Um aspirante a Mestre que não esteja preparado pode estragar a experiência de todos os jogadores e a dele mesmo! Seja responsável. O objetivo é que todos se divirtam.
Mas como saber se deve ou não entrar no ramo? Tenho aqui algumas perguntas que vão fazer você pensar sobre isso.
Mantenha as pausas para bons motivos.
Essa é a primeira pergunta que deve se fazer. Não vale a pena ser mestre se não quiser contar uma história. Seja a história que for, o clássico bando de 4-6 aventureiros impedindo um grande perigo ao reino, até algo mais incomum, como a colonização de um novo planeta por várias facções inimigas. Pense na história que quer contar, antes de mais nada.
Está certo que, em um grupo ideal, os jogadores irão montar a história junto com você. São os personagens deles os protagonistas da história que quer contar. Como eles reagem aos desafios, como eles resolvem os impasses... É um trabalho conjunto.
Mesmo os RPGs livres, que chamamos de "sandbox", tem uma história que deve ser contada. Só por quê você não a demarcou não quer dizer que ela não exista!
Segundo, está dedicado o suficiente para vencer a parte difícil?
Mestrar é uma atividade complicada, independente do sistema. Criação de personagens, manutenção do mundo, escrever as histórias e possíveis ganchos e “twists”. É um trabalho extenso, que exigirá muito da sua criatividade. Mas se vencer isso, não terá problemas. Em alguns sistemas, esse trabalho pode ser mais extenso e complicado, pois há mais coisas para se tomar conta. Em outros, é bem mais simples. Independente disso, um bom mestre precisa estar sempre preparado.
Mestrar é uma atividade complicada, independente do sistema. Criação de personagens, manutenção do mundo, escrever as histórias e possíveis ganchos e “twists”. É um trabalho extenso, que exigirá muito da sua criatividade. Mas se vencer isso, não terá problemas. Em alguns sistemas, esse trabalho pode ser mais extenso e complicado, pois há mais coisas para se tomar conta. Em outros, é bem mais simples. Independente disso, um bom mestre precisa estar sempre preparado.
Terceiro, consegue manter o ritmo de campanha?
Isso vem com a experiência, claro, mas o mestre tem que estar disposto a se comprometer, a guiar os jogadores. Preparar antes os materiais, tentar manter todos “in-game”, esse tipo de coisa. É mais uma questão de estar dedicado do que qualquer outra coisa. Uma campanha que tem que parar por qualquer coisa nunca é agradável.
Finalmente, consegue manter os jogadores presos? Novamente, isso é mais experiência. Criar uma história interessante, um ambiente agradável, uma experiência memorável... São todos deveres do mestre. Quando você conseguir criar isso, vai se sentir bem. Vai ver que seus jogadores estão animados com sua campanha, querem mais sessões, mais partidas... A sensação de sucesso é única, realmente.
Pense sobre essas perguntas e as respostas que você deu. Se quiser iniciar esse trajeto, tenha coragem e dedicação, e logo se tornará um grande mestre. Fiquem atentos ao Sidequest, postarei mais dicas e artigos para mestres e RPGistas em geral! A nossa arte é nobre, e precisamos nos unir para valorizá-la.
E jamais se esqueça: Diversão é tudo!