SteamOS

Quando a Valve anunciou que teria três grandes novidades para revelar, aposto que todo mundo pensou "AEAEAE HALF LIFE 3 GALERAAAAAAAA aeHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO". Tá, essa ainda é uma possibilidade, mas por enquanto o que temos é o Steam OS.


Apresentado nesta segunda-feira (23), o Steam OS é um sistema operacional totalmente voltado para os games e otimizado para as TVs. A Valve, criadora de “Half-Life” e “Left 4 Dead”, revelou que o sistema será totalmente gratuito e que terá como base a estrutura do Linux.

Enquanto a empresa pensava na melhor forma de trazer a Steam para a sala de estar, eles perceberam que a melhor solução seria um sistema operacional construído a partir da Steam, com objetivo de levar os jogos do PC para as grandes telas da TV, além de usar joysticks ao invés do clássico teclado e mouse.

Pelo SteamOS será possível acessar os jogos da sua biblioteca digital em qualquer TV da sua casa, através do streaming de conteúdo. Além dos jogos será possível também usar os serviços multimídia como Netflix, Rdio e Spotify. Outro recurso interessante (e bem necessário, diga-se de passagem) é o compartilhamento de jogos com a família, ou seja, com uma única aquisição todos da família poderão jogar um game. As famílias terão controle sobre quais jogos podem ser vistos/jogados por quem.

A Valve disse ainda que com o desenvolvimento deste sistema eles alcançaram grandes melhoras no desempenho e processamento gráfico dos games, e agora a próxima meta é melhorar o áudio e reduzir a latência. O SteamOS não tem data prevista para lançamento.

É bem curioso e interessante ver esse investimento no mercado de jogos, e principalmente um sistema operacional voltado pros games. Na minha opinião (e eu vou negritar só pra deixar bem claro) os jogos para PC sempre foram superiores aos jogos de console simplesmente por questões de hardware. 

Um PC equipado totalmente para jogos tem desempenho muito melhor que os consoles, isso é fato (pelo menos até vermos o que tem por aí no PS4 e no Xbox One). Ter um sistema operacional voltado exclusivamente para este meio é, no mínimo, genial.

Com essa onda de novidades e promessas, espera-se que o mercado de jogos de PC ganhe ainda mais vantagem sobre os consoles. Resta ainda algumas muitas dúvidas acerca desse serviço de streaming e como as coisas realmente irão funcionar, mas por hora, parece tudo bem promissor.

Quem sabe eles não anunciam Half-Life 3. pls