Considerações sobre o primeiro episódio da Season 2 de The Walking Dead: The Game



Esse texto contém “spoilers” (vou descrever o que achei relevante) sobre o primeiro episódio da Season 2 de The Walking Dead: The Game. Não farei uma análise, até porque analisar um episódio de pouco mais de uma hora é complicado. O andamento do jogo é determinado por suas decisões no gameplay, sendo assim, cada um pode vivenciar acontecimentos diferentes dos quais estão relatados abaixo.

A Telltale Games é uma empresa que merece meu eterno respeito e admiração pelo que tem feito com sua mais famosa franquia, The Walking Dead. Obviamente os créditos desse projeto não podem ser individualizados, toda essa obra-prima realizada até agora é resultado do esforço de uma grande equipe de desenvolvedores somado à visão crua e real de Robert Kirkman.

Tal introdução é necessária, pois após terminar o primeiro episódio da Season 2 de TWD: The Game eu fiquei com o mesmo sentimento de quando acabei a primeira temporada: “é indescritível o que esse game faz conosco”. Partindo do conceito vencedor do HQ, posteriormente da série de TV e agora no jogo, o que realmente prende o jogador é a questão de que ninguém nunca está a salvo, qualquer um pode morrer.

Eu comprei o jogo na Steam na pré-venda por R$ 40,49, mas o game também estará disponível para os consoles. Falando agora da Season 2, após o término da primeira temporada, um grande ponto de interrogação ficou no ar: Lee (o protagonista até então) saindo de cena, quem cuidaria de Clementine? A Season 2 já nos mostra como será a regra, Clem pode contar apenas com ela mesma.

Lembrando que esse foi o MEU gameplay, os fatos ocorreram baseados nas decisões que EU tomei. Cada um pode seguir o rumo que quiser na história (até certo ponto, é claro).

Vou descrever a base desse episódio e minhas percepções de forma geral, lembrando que a Season 1 eu joguei no PS3 então não pude importar meu save, é como se as decisões tomadas na primeira temporada fossem carregadas de forma aleatória para o segundo no início do jogo. Se você importar seu save tudo que você fez anteriormente vai passar para essa nova "temporada".

WTF HAPPENED?

O episódio começa mostrando nossa nova protagonista, Clementine. E as especulações de quem seriam as duas pessoas no alto da colina ao fim da Season 1 imediatamente são desfeitas, são Omid e Christa. O trio chega em um lugar que lembra uma loja de conveniência ou um posto de gasolina (aqueles estabelecimentos que tem o banheiro atrás, sabem?) e o drama começa cedo. Enquanto Clementine vasculha se o banheiro é seguro, ela deixa sua mochila e sua arma (isso mesmo, arma) em cima da pia, e acaba derrubando uma garrafa de água no chão. A garrafa rola e entra em uma das portas do banheiro, quando ela se desloca para pega-la se vê surpreendida por uma mulher que toma sua arma e a ameaça. Omid entra sorrateiramente no banheiro e quando está quase surpreendendo a “agressora” a porta se fecha fazendo um ruído que assusta a mulher, que por sua vez dispara acidentalmente contra Omid, levando-o ao óbito (R.I.P.). Christa entra e quando se depara com a cena, simplesmente atira na mulher. Esses são os primeiros minutos de jogo, haja folego minha gente. 

Passam-se 16 meses após o ocorrido, Christa e Clem estão sozinhas. Segundo Chista, há um lugar ao norte onde é muito frio e poderia ser um local seguro contra os walkers. Após essa conversa, enquanto procuravam materiais para alimentar a fogueira, Christa é atacada por alguns homens (aquele tipo de gente que deve ser temido mais que os próprios mortos, as pessoas maldosas). Clem acaba atirando uma pedra no rosto de um desses homens, criando uma distração para que Christa pudesse fugir, porém ouvimos o barulho de um tiro quando Christa estava correndo e não podemos constatar se ela morreu ou não. Clem acaba travando uma batalha de esquivas e ataques contra um dos agressores. Ela cai em um rio e é levada pela correnteza, despertando em um lugar desconhecido. Procurando por comida, encontra um cachorro com cara de boa pinta que não tem como não pensar: “esse cachorro vai ser tipo, o amigão da Clem e provavelmente vai morrer salvando ela”, ao menos eu pensei. Mas que nada, meus amigos, a Season 2 do jogo está como a terceira e quarta temporada da série, quando parece que está tudo bem, é porque uma merd@#$ grande está para acontecer.

Lá pelas tantas, após Clem achar uma unidade de um alimento enlatado, você pode optar por dividir com o cachorro ou não. E é claro que eu dividi, mas ela acaba deixando a lata cair no chão e o cachorro tenta comer a comida e Clem diz algo como: “não é para você comer tudo”, e o cachorro (obviamente faminto) simplesmente pula nela e morde o braço dela, obrigando o jogador a reagir ao ataque e consequentemente mata-lo. O tom do primeiro episódio é esse. Com fome, molhada, com o braço dilacerado, Clem deita um instante e quando acorda se vê cercada de walkers. Quando está prestes a virar mais uma vítima dos zumbis dois homens a salvam. O homem mais novo, que carregava Clem em seus braços, percebe a mordida e pensa que foi de um zumbi. O homem mais velho, chamado Pete, pede para que ela relate o que aconteceu e ao dizer que foi uma mordida de cachorro, ele segue com o plano de levá-la para a casa onde seu grande grupo está instalado. A recepção não é das melhores visto que todos veem a mordida e pensam que pode ter sido de um walker.



A decisão mais sabia é tomada, no fim das contas: tranque ela em algum lugar e se ela não virar um zumbi até amanhã ajudamos ela. Clementine é trancada em uma espécie de garagem externa, um mini celeiro. Clem consegue sair do cárcere e entra na casa do grupo para procurar algo para limpar e fechar seu ferimento, entendendo que no dia seguinte já poderia ser tarde demais. Vasculhando os cômodos, ela encontra uma menina (não me recordo o nome dela, a jogatina estava frenética) que a ajuda. Essa menina passa um ar de inocência e posteriormente seu pai, Pete, diz que ela não entende como o mundo está (ele dá a entender que ela tem algum tipo de problema mental que a tornasse apenas uma criança inocente, sabem?!). Voltando ao cárcere, enquanto cuida de seu ferimento Clem é atacada por um zumbi. Ela o mata e com o barulho os integrantes da casa vão a seu encontro. Posteriormente eles permitem sua entrada na casa e a alimentam. É perceptível que alguns na casa não se importam com a presença de Clem, já outros estão visivelmente contrariados. 

Na manhã seguinte, Pete e Nick (um dos moradores da casa), juntamente com Clem, saem para caçar (ou pescar) algo e deparam-se com diversas pessoas mortas (provavelmente um grupo que foi atacado por “mercenários”). Enquanto Pete pede para Clem revistar os cadáveres, ela encontra um homem vivo em meio a tudo aquilo e por uma questão não revelada, porta a mochila de Clem, aquela que ela deixou na pia no início do episódio. Nessa hora podemos optar por dar água ao homem ou não. Para variar, walkers atacam o trio e novamente devemos optar por salvar Nick (que se mostrou contrariado com a presença de Clem na casa, mas que depois se desculpou por ser idiota), ou Pete (que desde o começo se mostrou um cara super legal) que acabara de ser mordido (porém não pude ver se foi uma mordida ou apenas uma pseudo-mordida). O episódio acaba nessa decisão e o flash do próximo capítulo mostra que Clem encontrará alguém conhecido, só não nos é revelado quem.

Do "antigo" cast, quem será que estará de volta na season2?
A jogabilidade é a mesma do primeiro game, um jogo muito simples no formato point and click, com gráficos mais desenhados do que trabalhados ou baseados nas potencialidades gráficas dessa geração. Os quick time events (ou quick time actions, como queiram) dão dinamismo ao jogo que é composto seguramente por mais de 50% de cutscenes. Eu morri umas três vezes porque errei tais sequências. Para resumir, tanto os gráficos como a jogabilidade e ambientação estão iguais ao do primeiro jogo, e a história continua fantástica.

No 1º episódio da season 2, Clementine já evoluiu como personagem
Sobre a Clementine, vemos que o personagem está evoluindo, mas ainda não está pronto, nem poderia. Porém, ela não é mais tão dependente de alguém da forma que era na Season 1,  e isso lembra muito a evolução do Carl (da série de TV) como personagem. Mas enfim, deixei passar várias coisas que poderiam ter sido relatadas, mas essas foram minhas considerações iniciais sobre esse start de temporada, muita coisa legal ainda está por vir na Season 2.

Da minha parte era isso, espero que vocês tenham gostado, grande abraço e.......tchau!