Deemo - Uma experiência musical memorável


Hoje trago a vocês mais um game para aparelhos móveis (celulares e tablets para os desinformados), que é o excelente game musical conhecido como Deemo. Antes de mais nada devo lembrar-lhes que o nome se escreve com 2 e's, não me venham falar que é coisa do capeta por favor né... e sim, digo isso porque cheguei a ler alguns comentários (ridículos por sinal) falando isso na app store (da apple dãããr), que curiosamente foram os únicos comentários que deram nota baixa para esse jogo.

Antes de mais nada irei compartilhar com vocês a sinopse do jogo que foi divulgada por seus produtores:


"Deemo é um personagem místico que vive solitário em um castelo. Um dia, uma menina cai dos céus sem se lembrar quem é ou de onde vem. Para ajudá-la a voltar para o seu mundo, Deemo percebe que uma árvore cresce por sobre o piano sempre que ele toca. Mas o que será que Deemo fará depois de se acostumar com a companhia que ele nunca teve antes? E se a jovem garota não conseguir suportar a verdade quando ela recuperar a sua memória?"


Deemo e sua amiga

A princípio a história pode ser meio boba se nos basearmos por essa sinopse, mas ela vai se tornando bem interessante e sincroniza muito bem com a trilha sonora (que é o ponto forte do game, afinal, é um jogo musical né).

Deemo, seu piano e a menina que se torna sua amiga

O jogo foi desenvolvido pela mesma equipe que havia feito Cytus, que é o jogo musical de maior sucesso para os aparelhos móveis, ou seja, já podem esperar uma qualidade musical muito grande. Nesse quesito o jogo não decepciona nem um pouco, muito pelo contrário, a trilha é maravilhosa, principalmente para quem curte músicas mais clássicas. E você também irá notar que o estilo das músicas seguem as emoções de Deemo no momento em que a história prossegue. No começo do jogo, por exemplo, Deemo ainda está sozinho e suas músicas são com tons mais solitários e até meio depressivos, quando a garota chega as músicas aos poucos vão se tornando mais alegres e a medida em que ele vai percebendo que um dia terá que se despedir de sua nova companheira as músicas vão ficando mais tristes.

tela de seleção de músicas, pelo desenho podemos notar que essa já é uma das músicas em tom mais alegre

As "animações" que contam a história a partir do momento em que você começa a avançar no jogo são todas feitas a mão e vão passando em quadros, como se fosse um gibi, e esses desenhos são maravilhosos, chegam a lembrar desenhos de mangá com a adição das cores e tem todo um clima que lembra as obras de Tim Burton.

Tela de uma das "animações" que se passa entre as músicas

O jogo em si funciona como se fosse um jogo da franquia Guitar Hero, as notas vem de cima para baixo e você deve executá-las no tempo certo para poder ganhar o acerto e se executar exatamente na linha que temos perto da parte de baixo da tela você ganha mais pontos. As músicas podem ser tocadas no grau de dificuldade que você escolher e além da dificuldade você também pode escolher a velocidade. Devido a isso o jogo pode ser bem fácil (se escolher easy velocidade 1 por exemplo) ou até bem difícil, com um nível que você irá achar que é um Mozart se conseguir tocar a música (taca no hard com a velocidade mais rápida pra você ver). Devido a isso a parte da dificuldade foi muito bem elaborada e qualquer um, desde os mais noobs no gênero até os mais viciados, irão conseguir se divertir com o jogo.

Tela na qual você executa sua música

O jogo também apresenta uma tela ao final da música que irá indicar os seus acertos, combo máximo, porcentagem da música que você acertou (para acertar 100% não adianta só acertar as notas, você tem que acertar todas exatamente na linha).

Tela das estatísticas

Deemo é um jogo lindo, com uma trilha sonora maravilhosa e que veio para nos mostrar que se as empresas tiverem bastante criatividade e souberem escolher bem as músicas, ainda podemos aproveitar bastante os jogos que tem a música como gênero, afinal esse tem sido um estilo defasado e com poucas novidades nos últimos anos. Joguem Deemo que vocês não irão se arrepender.