Guerra dos Invocadores
A princípio quem lê o título dessa matéria deve achar que irei falar sobre League of Legends ou algum outro MOBA, mas essa matéria é sobre o jogo Summoners War, que é um RPG online para celulares (Android e IOS).
Faz tempo que eu procuro intensamente algum jogo online para me viciar no meu iphone, porém nunca encontrei nada que me agradasse, e olha que testei vários dos mais jogados, como Clash of Clans e afins. Muitos eu não emplacava por achar os gráficos muito ruins, sempre prefiro levar em conta mais a parte da diversão do que a parte gráfica, mas quando os gráficos beiram ao ridículo também é meio complicado de jogar. Outros tantos não achei o game bom para todo o hype que possuem (Clash of Clans é um exemplo), alguns não gostei do estilo de jogo, e outros simplesmente curti no começo, mas enjoei muito rápido. Até que vi um amigo modafoca meu jogando esse jogo e resolvi dar uma chance, e realmente, já faz quase um mês que eu jogo praticamente todo dia (meu recorde) e esse game me fez parar a procura por outras coisas. Mas do que se trata esse jogo? É isso que essa matéria irá abordar caros leitores.
Batalha contra o boss de uma Dungeon
O Jogo e sua mecânica
O jogo lembra Pokémon um pouquinho, pois você usa monstros para batalhar, mas tem algumas diferenças. A principal delas é a de que você não é tachado como treinador e não sai por aí capturando esses monstros, você estará no papel de um invocador e para ir obtendo monstros novos você deve fazer invocações com scrolls de invocação e outros itens.
Outra diferença está no modo das batalhas, elas não consistem somente em 1x1 e 2x2, no começo você leva somente 3 monstros para as primeiras batalhas, mas com o tempo esse número vai aumentando, já cheguei a ir para uma Dungeon com 5 monstros (se bem que ao que tudo indica esse deve ser o máximo), e no modo de Arena (o modo de PVP) as batalhas são 4x4.
Outra diferença está na forma em que você upa e evolui os seus monstros, tem três formas de medir o quão bom é o seu monstro. Vamos começar pela forma mais básica, que é o level. Como todo bom RPG, os monstros vão subindo de level a medida em que vão ganhando combates (as derrotas também dão XP, mas em uma quantidade bem menor) e quanto maior for o level do seu monstro melhor será os seus Stats básicos.
A segunda é um pouquinho mais complexa: todo monstro é classificado por estrelas que variam de 1 a 6, logo, um monstro de 6 estrelas é bem melhor do que um monstro de 1 estrela, além de o level máximo do monstro ser ditado pelo número de estrelas que o mesmo possui. Mas não se desespere se você tiver um monstro de 3 estrelas que você curte bastante, pois o mesmo também pode atingir as 6 estrelas, funciona assim: Vamos supor que o monstro X tenha 2 estrelas, quando ele alcançar o level 20 não poderá mais subir de level, pois 20 é o máximo para monstros de 2 estrelas, mas quando um monstro atinge o level máximo para a quantidade de estrelas ele pode fazer uma evolução para aumentar a quantidade de estrelas. No jogo você tem uma construção (sim, você tem um "vilarejo" onde seus monstros ficam zanzando quando não estão em combate) e nessa construção você pode fundir o Monstro X com o Monstro Y para que o Monstro X ganhe XP (geralmente usamos monstros com estrela de prata para fazer isso, pois eles não servem pra muita coisa e só alcançam o nível de 2 estrelas no jogo), e nessa mesma construção você pode fazer a evolução, para isso, você escolhe o monstro que está no level máximo primeiro e depois tem que escolher 3 monstros que tenham o mesmo número de estrelas que o monstro escolhido, fazendo isso esses 3 monstros vão pro beleléu (escolha monstros que você não quer ou não esteja upando, pois você irá perdê-los). Após esse "ritual", seu monstro ganha uma estrela a mais e volta para o level 1, porém com os status que ele possuía mantidos, ou seja, ele com 3 estrelas no nível 1 será tão forte como quando possuía 2 estrelas e estava no level 20.
Tela usada para fundir os monstros e evoluir o número de estrelas
Tendo explicado o funcionamento das estrelas (UFA!!!) vamos a terceira forma de fortalecer o seu monstro que é o sistema de "Awaken". O sistema awaken seria como se fosse a evolução de pokémon, seu monstro evolui para um monstro um pouco diferente e com outro nome, suas estrelas passam a ter a coloração roxa, eles tem o stats aumentados, e ganham skills novas e alguns bônus nas existentes. Mas para poder ativar o awaken dos monstros você precisa de essências específicas para ele (a maioria do tipo que o monstro pertence, falarei sobre os tipos mais pra frente), que você ganha explorando as dungeons elementais (também falarei sobre isso mais a frente).
Exemplo de monstro antes e depois de usar o Awaken
Além dessas 3 opções cada monstro possui 6 slots para que sejam colocadas runas que aumentam determinados stats.
É assim que é seu vilarejo no começo do jogo
Dungeons para "explorar"
Para seguir com a história principal do jogo (sim, o jogo é um multiplayer com história estilo single player), você deve ir até uma parte do mapa e fazer todas as dungeons do mesmo até que se habilite a dungeon em que está o Boss do mapa (que geralmente é um monstro bem maior que os outros). Ao terminar o mapa um nível de dificuldade mais alto no mesmo é desbloqueado (com monstros de lv mais alto e melhores drops), assim como a próxima área do mapa.
Também temos as dungeons diárias, as especiais e as secretas. As especiais você vai habilitando a medida que prossegue no jogo, temos várias, a Dungeon dos Golens, o Dragon's Lair, etc, e elas geralmente dão drops melhores que as normais.
As Dungeons diárias são as que são específicas de cada elemento (fogo, água, etc) e nelas você consegue as essências para realizar os awakens. Porém fiquem atento com a Dungeon of Magic, pois ela é a única dungeon elemental que fica disponível todos os dias e nela você consegue essências de todos os elementos aleatoriamente, ou seja, precisa de essência de fogo e a Dungeon of Fire só estará ativa daqui a 3 dias? É só ficar fazendo a Dungeon of Magic e torcer para dropar uma essência de fogo.
As dungeons secretas você pode encontrar em qualquer uma das dungeons especiais e diárias e essas são formadas por somente um tipo de monstro e ao final da dungeon você ganha peças para poder invocar esse monstro futuramente. Explicando melhor, vamos supor que você encontrou a dungeon secreta do monstro Bounty Hunter, nessa dungeon você só irá enfrentar esse monstro e a cada vez que terminar você ganha um número X de peças (depende de quão longe você conseguiu ir na dungeon) e para invocar esse monstro com essas peças você precisará de 40 (alguns precisam de menos, outros de mais). E toda vez que você acha uma dungeon secreta ela fica ativa também para os seus amigos, e toda vez que um amigo seu jogar uma dungeon que você habilitou você ganhará uma peça também.
Boss da Dungeon dos Golens
Modo PVP
Típica luta na arena
O PVP desse jogo é bem interessante, você abre a arena e mostra invocadores com o lv próximo ao seu e você pode escolher com quem lutar. Vale lembrar que ao lutar "contra" um invocador não é ele que controlará os monstros, mas sim a IA, ou seja, se alguém te atacar quando você não estiver jogando, a IA que irá controlar seus monstros, por isso é sempre importante que você configure para que os seus melhores monstros fiquem pré-selecionados na arena. Sempre ao ganhar o combate você aumenta seus pontos na arena, ganhando prêmios semanais referentes a quantidade de pontos que você terminou a semana, e também ganha os glory points, que são usados para comprar alguns itens.
Circulo de Amizades
Uma coisa que eu sempre odiei em vários jogos desse estilo é o fato de ter que ficar convidando amigos do facebook para poder ter amigos no jogo, e Summoners War acertou em cheio com o seu sistema de amizades, pois isso não é necessário. No jogo você pode adicionar pessoas que conheceu no jogo (tipo um mmorpg de PC) e ganhar todos os bônus de amizades sem ter que convidar ninguém do facebook (claro que se você convidar ganha algumas coisas, mas nada super necessário), então é bem comum você abrir a tela de chat e encontrar pessoas pedindo para serem adicionadas. Outra coisa boa é que você tem um limite de 50 amigos que pode ter, isso é bom para que as pessoas não saiam adicionando um monte de gente igual um cachorro louco só para poder ganhar os bônus diários.
Elementos
Assim como em pokémon, nesse jogo os monstros também tem seus elementos e também temos elementos que são mais fortes contra outro elemento específico. Os elementos são: Fogo, Água, Vento, Luz (Light) e Trevas (Dark). O esquema é esse:
- Fogo é forte contra Vento
- Vento é forte contra água
- Água é forte contra fogo
- Luz é forte contra Trevas
- Trevas é forte contra Luz (sim, um é forte contra o outro).
Cassandra, uma monstro do elemento fogo
"Moedas", energia e etc
Como todo jogo online de celular, Summoners War também possui moedas no jogo. A mais usada é a mana. Você consegue mana em fontes que coloca no seu vilarejo e ao derrotar vários monstros nas dungeons, bem como ao cumprir as missões normais e diárias.
Também temos os cristais, que é um tipo de moeda mais difícil de conseguir, pois com ele você consegue comprar scrolls dourados (que são os melhores scrolls, na qual se invoca monstros entre 3 - 5 estrelas) e os melhores itens. Você os consegue em uma mina que coloca no vilarejo (bem pouco), derrotando os rivais na arena (não os players, mas os personagens do modo história que ficam na arena depois de derrotados), concluindo missões diárias entre outros. Quanto aos cristais vou lhes dar uma dica, não usem a opção de usar 75 cristais para invocar um monstro, esperem acumular 225 e comprem um pacote que tem na loja e que vem 3 scrolls dourados, um angelmon (monstro usado para ganhar um monte de xp ao ser fundido com outro) e mais um pouco de mana, compensa bem mais.
Temos também a energia presente em tantos jogos, mas como esse jogo tem muita coisa para se fazer, nem sempre você gasta toda a energia em uma sessão e quando faz essa proeza, ela se recupera rapidinho comparado com outros jogos, além de que você ganha bastante energia ao completar as missões diárias e o bom é que nesse jogo ela é cumulativa, ou seja, se no seu level o máximo de energia que você acumula quando não está jogando é 70, ganhando em missão você pode passar esse máximo, ou seja, se sua barra está 60/70 e você ganha 15 de energia em uma missão, ela vai ficar 75/70, e isso é muito bom.
Um jogo que vale a pena
Mapa das dungeons
O jogo é tão legal e viciante que eu poderia continuar escrevendo bem mais coisas sobre ele, mas como essa matéria não é um detonado, não vamos torná-la cansativa. Enfim, recomendo muito esse jogo, pois além de ser divertido, ser um bom RPG e lembrar Pokémon, os gráficos também são muito bons, agora se me dão licença tenho que upar meus monstros.
Curta nossa página no Facebook para acompanhar todas as atualizações do site.