Marvel Avengers Alliance Tactics


Os fãs da Marvel e nerds em geral devem se lembrar de um joguinho que apareceu alguns anos atrás e chegou até a ser considerado o jogo social do ano de 2012 no G4tv.com Video Game Awards, que era o Marvel Avengers Alliance. O jogo era um JRPG da Marvel, no qual você criava um agente e lutava ao lado de heróis que você ia adquirindo com o tempo. Porém, como o jogo era muito repetitivo, acabou caindo no esquecimento e atualmente tenta uma sobrevida com sua versão mobile (disponível para Android, IOS e Windows Phone).


Mas todos conhecemos a Marvel e sabemos que eles sempre pegam as idéias que dão certo e as melhoram, é o caso dessa continuação (?), que pouco teve alteração em seu título, somente a inclusão do termo "Tactics", que acaba descrevendo muito bem o que você pode esperar do jogo.

Para fazer um comparativo mais compreensível é só levarmos em conta um grande sucesso dos RPG's: a série Final Fantasy. O primeiro Avengers Alliance era parecido com um jogo regular da série final fantasy no que se refere aos combates (por turnos), mas sem aquela vasta exploração de cenários, coisa que como eu citei anteriormente, acabou "desgastando" o jogo. Porém, o Avengers Alliance Tactics tem os sistema de combate que lembra o Final Fantasy Tactics, ou seja, você controla os seus heróis em um mapa que lembra um tabuleiro e executa suas ações (posicionamento, ataque, etc), o que deixou o combate bem mais dinâmico e interessante.

Cenário de uma Batalha em Marvel AAT (melhor abreviar essa porra coisa)

E como vocês podem ver na imagem acima, outro grande ponto positivo foi a implantação de gráficos 3D, esses que ficaram muito bem feitos para um jogo de Facebook. Por mais que não seja um crítico dos jogos com gráficos 2D, eu achei que para esse tipo de jogo ficou muito mais emocionante você ver seus heróis usando suas habilidades no 3D.

Outra parte muito interessante do jogo é que nele você não somente sai com os heróis e vai brigar pelos mapas, você fica responsável por uma base da S.H.I.E.L.D. e tem que ir gerenciando suas instalações, juntando prata e ISO 8 para melhorar as mesmas e as habilidades dos seus heróis e agentes (sim, você tem um monte de agente disponível pra usar nas missões também).

Aqui podemos ver como é a tela em que mostra a sua base

Um dos problemas do jogo é que ele abusa no número de recursos que você deve ter pra ir evoluindo, são 4 no total: Prata (que você consegue completando missões, enviando agentes ou heróis em missões do hangar ou atacando a base de outros players), ISO 8 (que você consegue na refinaria e a velocidade depende de o quanto a mesma está evoluída, mas também pode conseguir completando algumas missões ou atacando bases de players), Pontos SHIELD (necessários para evoluir um monte de coisa, e esses você só consegue recebendo de presente de amigos e coletando diariamente da base de seus aliados, sim, como todo jogo de fb você deve ter amigos jogando pra evoluir mais rápido) e Pontos de Comando (que são os mais chatos de conseguir e são necessários para comprar mais heróis, e para conseguir você deve realizar missões, que quando dão PC é somente 1 e olhe lá, ou ter sorte nos sorteios que tem depois de algumas missões, que nas primeiras podem cair de 1 a 5 PC) e devido a esse grande número de coisas que você precisa para aumentar o level das instalações e dos heróis, sua evolução pode acabar sendo meio lenta. Na evolução de level dos heróis por exemplo, a cada level que você upa de seu herói o valor de prata que você irá precisar para o próximo nível é dobrado, para o lv 9 você precisa de 50k, o que já é muito e quando tem que evoluir para o 10 a quantia passa a, pasmem, 100k (O.o).

Tela em que você pode ver seus heróis e os que estão disponíveis para compra, além é claro dos seus agentes.

O jogo também possui um sistema de PVP, no qual você pode atacar as bases de outros jogadores para conseguir prata e ISO 8, claro que no começo toda base começa com um escudo de proteção, que garante que você não será atacado enquanto estiver fraco. Esse escudo sai com o tempo, ou caso você ataque algum player antes desse tempo acabar.

Acredito que você que leu até aqui já deve estar se perguntando: Mas será que esse jogo vale a pena? A minha resposta mais sincera é: SIM. Eu particularmente não me empolgo com nenhum jogo de Facebook faz muito tempo, mas esse jogo pelo fato de ter Super-Heróis (sim sou Nerd), os gráficos serem lindos pra joguinhos desse tipo e o jogo ser realmente viciante, desde que eu comecei não parei de jogar, ou seja meus amigos, é recomendadíssimo.

Para os que se interessaram, o jogo está em fase beta, por isso ainda não tem muitos personagens jogáveis, mas se lembrarmos que o último era assim e terminou com uma infinidade de heróis podemos nos empolgar, e muito, e por toda sua jogabilidade mais interessante esse com certeza veio para ficar mais tempo.