Considerações sobre o segundo episódio da Season 2 de The Walking Dead: The Game


Esse texto contém “spoilers” (vou descrever o que achei relevante) sobre o segundo episódio da Season 2 de The Walking Dead: The Game. Não farei uma análise, até porque analisar um episódio de pouco mais de uma hora é complicado. O andamento do jogo é determinado por suas decisões no gameplay, sendo assim, cada um pode vivenciar acontecimentos diferentes dos quais estão relatados abaixo.

Leia o que aconteceu no primeiro episódio da season 2 clicando aqui.

No início desse segundo episódio lidamos com a escolha que fizemos no final do primeiro, salvar Pete ou Nick. Apesar de Pete ter se mostrado um cara muito mais humano, depois que ele foi “mordido” durante o ataque dos walkers, optei por salvar Nick, entendendo que Pete já estaria condenado. Clem e Nick se abrigam em uma espécie de galpão. Enquanto Clem parece estar raciocinando de uma forma instintiva e lutando pela sobrevivência, Nick se encontra em um estado de choque e resignação pela recente morte de seu tio, tanto que ele mal se esforça para bloquear a porta juntamente com Clem, a porta que os separa da provável morte. 

Vasculhando o local, Clem encontras vários recipientes com whisky e Nick começa a beber e desabafar sobre situações de seu passado. Ele fala muitas coisas e diz que não há um motivo para continuar lutando ou fugindo, porque em breve todos iriam acabar morrendo. Eles se abrigam no local por muitas horas e nesse momento você pode optar por beber com Nick ou não, eu optei em tomar um gole de whisky e homenagear o velho Pete no brinde. Você também pode optar por ir embora sozinha ou com Nick. Eu optei por ir embora com Nick, mesmo com ele insistindo para eu seguir sozinha, já que seu desejo era de continuar ali. Quando estamos saindo do galpão, diversos walkers nos cercam e Nick acaba chamando a atenção deles para que Clem possa escapar. Não vemos o que acontece com Nick. Ao chegar na casa, avisamos a situação para Rebecca e Carlos, que relatam que Luke e Alvin tinham saído para procurar os integrantes da casa que não estavam ali no momento. Carlos pede que tomemos conta de Sarah (aquela menina “especial” que citei no episódio 1) enquanto ele e Rebecca vão ao resgate de Nick e dos outros.

O que o misterioso homem queria afinal?


Encontramos Sarah no andar de cima, quando entramos no quarto ela tira uma foto nossa e podemos optar por tirar ou não uma foto dela. Também podemos escolher se a ensinamos a usar uma arma de fogo que ela havia encontrado, eu optei por ensina-la a manejar a arma. Então Sarah vê alguém se aproximando da casa e diz ser Luke, porém quando descemos vemos que é um homem desconhecido e Sarah diz que ele não pode vê-la. Podemos optar por não abrir a porta ou abri-la, eu não sei porque diabos resolvi abrir. Era um homem que portava uma arma e fazia diversas perguntas especulativas sobre com quem Clem estava e coisas assim. Ele diz algo como “você não está com tais pessoas”, citando as características dos moradores da casa, enquanto vasculhava o lugar. 

O homem dizia ser de um grupo que estava alocado ali perto, porém sempre respondi suas perguntas com respostas evasivas. Ele vê a foto da Sarah, porém ela permanecia escondida e com um ar de amedrontada, eu segui dizendo que não havia mais ninguém na casa. Ele vai embora e logo na sequência o grupo volta. Clem relata o acontecido e eles dizem que o homem era William Carver, um homem perigoso, segundo eles, porém foi só isso que disseram sobre ele. O grupo decide sair da casa pois com a visita de Carver, o locar estaria comprometido. No caminho, eles voltam ao galpão onde Clem e Nick estiveram e lá encontram Nick, que estava dentro do local deitado, mas estava bem. 

Todos resolvem seguir na direção que os levassem às montanhas. Depois de cinco dias de viagem eles chegam a uma espécie de estação de esqui. Clem e Luke vão na frente para se certificar que era seguro. Ao cruzarem uma ponte, eles são surpreendidos por três walkers e Luke acaba caindo e fica pendurado na ponte. Clem usa seus super poderes, mata os walkers e ajuda Luke. Andando pela ponte avistamos um estranho com uma espingarda, Luke diz para Clem falar com ele. O estranho especula e pergunta algumas coisas, mas parece ser um cara disposto a ajudar, tanto que ele oferece comida e suprimentos à dupla. Porém, Nick aparece do nada na ponte, contrariando o pedido de Luke que solicitou que ele ficasse com o grupo e atira contra o estranho, porque pensou que poderia ser uma situação de perigo. 

Luke e Clem repreendem Nick por seu ato. O grupo atravessa a ponte em direção a estação de esqui. Luke discute com Nick por sua ação, optei por ficar neutra, mas mais do lado de Nick, até porque tudo aconteceu muito rápido. A party decide descansar por um momento e Clem se encarrega de procurar comida para Rebecca, que está gravida. Clem fala novamente com Nick e o apoia. Após Clem vasculhar a pequena cabana onde o homem que Nick atirou morava, Clem acha duas latas de comida e dá para o marido de Rebecca, Alvin. Clem também acha uma faca com duas iniciais, a primeira era “W”, a segunda não me recordo, mas isso não é relevante. Na ponte, vários walkers estavam se aproximando, o grupo corre para a estação de esqui. Luke pede para Clem subir em um local mais alto para ter uma melhor vista do local. Ao chegar no topo, Clem vê na altura da ponte algumas luzes, então ela escuta um tipo de discussão e vê que três pessoas estão apontando uma arma para seu grupo.

Ao se aproximar, Clem percebe que o homem que estava com a arma em mãos era nada mais nada menos que Kenny, que milagrosamente sobreviveu (eu falei sobre isso nos comentários do primeiro texto, na época disse que achava que Kenny tinha sobrevivido). Clem abraça Kenny antes de o novo grande grupo entrar na estação de esqui. Lá dentro, todos ainda estão meio desconfiados por não se conhecerem, mas Kenny abaixa arma e a deixa de lado como sinal de boa fé. Kenny e Clem colocam a conversa em dia e Kenny diz que sobreviveu milagrosamente por sorte e Clem conta como sobreviveu.


Infelizmente Kenny morre no primeiro game e... não, pera.

A nova party de Kenny conta com Mathew ou Matthew, não tenho certeza, com uma mulher que é sua namorada (não peguei o nome dela) e um outro rapaz, um professor que também não prestei atenção no nome. Depois disso os rapazes vão para fora buscar suprimentos antes da tempestade enquanto Clem ajuda o amigo de Kenny, o professor, a preparar a refeição. Depois disso ela sobe e faz companhia a Rebecca, enquanto Alvin busca algo para ela beber. Rebecca em um momento de desabafo diz que o bebê que ela carrega não é de Alvin.

Clem fala com quase todas as pessoas e na hora do jantar podemos optar em sentar com Kenny ou com Luke, optei em sentar com Kenny. Clem diz que “seu grupo” está sendo perseguido, e Kenny diz que Clem pode ficar com eles quando o “outro grupo” for embora. O professor pede para falar com Clem lá fora. Eles conversam sobre Kenny e sobre o que Clem está sentindo, porque ela parece meio desconfortável. Kenny aparece e todos resolvem vasculhar o local para ver se está seguro. Na ronda, eles avistam uma mulher olhando pela janela, ela diz que está com o marido e filha e que estão com fome. O professor oferece alimentos e Kenny não gosta da situação.

A mulher vai embora carregada de muitos suprimentos. Clem entra porque Kenny queria falar com ele a sós. Lá dentro, Luke chama Clem para conversar e diz que o homem que Nick matou na ponte era Matthew, da party do Kenny, que por motivos óbvios, não havia voltado até agora. Nick aparece na conversa então optei por mostrar uma fotografia onde aparecem Matthew e o professor juntos. Nick parece não segurar a onda, porém optei por todos mantermos a discrição e ficarmos frios naquele momento. Luke pede para Clem se livrar de uma faca que ela havia encontrado na pequena cabana perto da ponte, a faca que pertencia a Matthew e continha suas iniciais. 

Quando Clem vai pegar a faca em sua mochila, ela percebe que sumiu. Ela olha para fora e vê o professor fumando um cigarro, visivelmente perturbado. Ele segurava a faca e disse que ele deu o objeto a Matthew. Podemos optar por admitir que fomos nós que atiramos ou não. Eu falei a verdade. Nick aparece naquele momento e também admite a culpa e diz que não foi por querer, ou seja, fala a verdade. O professor parece desconsolado, mas em um primeiro momento não faz nada. Um vento muito forte começa a soprar e move uma espécie de moinho que acaba fazendo muito barulho. Todos correm em direção ao moinho pois aquele tipo de barulho atrairia walkers. Kenny e Luke se ausentam para fazer alguma coisa enquanto Clem tenta desligar o motor do moinho. 

Que tipo de "vilão" (ou não) será esse tal de Carver?
Ela consegue mas o barulho já atraiu dezenas de walkers. É travada uma batalha e em alguns momentos temos que atirar para sobreviver. Há um momento em que Nick grita por ajuda e o professor o ajuda atirando no walker que o segurava, demonstrando que as ações que escolhi acabaram gerando clemencia em relação à Nick. Enquanto todos dão cobertura a Clem, ela entra novamente na estação de esqui. Quando nosso grupo está quase cercado, muitos tiros começam a acertar os walkers. É o grupo de Carver, que por livre e espontânea pressão encaminham todos para dentro da estação.

Lá dentro, Alvin e Rebecca, juntamente com Clem, veem Carver e se escondem. Carver quer que Rebecca vá embora com ele porque o filho que ela carrega na verdade não é de seu marido Alvin, e sim de Carver. Todos ficam ajoelhados como reféns e Carver pega Carlos e começa a quebrar seus dedos e ameaçá-lo de morte caso Rebecca não aparecesse. Temos que optar por nos render e nos mostrar ou procurar ajuda com Kenny e Luke. 

Optei por me render entendendo que Carlos seria morto naquele momento. Nos dirigimos até Carver então ele não mata Carlos. Do nada um tiro acerta a cabeça de um dos comparsas de Carver. Carver se vinga matando o professor, que se mostrou muito humano não se vingando de Nick. Então ele ameaça matar mais pessoas se quem estivesse atirando não se rendesse. Carver pega Alvin mas é acertado por Kenny no braço, porém se levanta e atira na cabeça de Alvin. Então Carver pega a namorada de Kenny e nesse momento ele se rende. Todos são presos e conduzidos ao acampamento de Carver e assim acaba o episódio.

Foi um ótimo episódio, e assim como na série de TV cada vez mais nos envolvemos com o enredo e tudo fica cada vez mais intenso. Peço desculpas por não poder descrever alguns nomes, mas joguei e escrevi simultaneamente, então optei por perder alguns pequenos detalhes básicos ao invés de trazer uma descrição mais superficial. Espero ansiosamente pelo terceiro episódio e espero também que vocês acompanhem essa jordana conosco. Se você já jogou e teve algum acontecimento diferente, por favor, compartilhe conosco nos comentários.

Também os convido a curtir nossa fanpage: Sidequest

Da minha parte era isso, espero que vocês tenham gostado, grande abraço e.......tchau.