Entrevista #1 rdein - Desenvolvedor indie brasileiro criador da série Momodora



Pois é, aqui é o EltonBM e esta é a minha estreia aqui no Sidequest! E vamos começar com uma entrevista do desenvolvedor indie brasileiro, criador da série Momodora, rdein.

EltonBM: rdein, boa noite!

rdein: Boa noite.

EltonBM: rdein, você é um desenvolvedor indie mais conhecido pelo seu trabalho na série Momodora, uma série que teve uma boa recepção em diversas páginas especializadas. Como surgiu a ideia para esse projeto?

rdein: Bom, basicamente surgiu da minha vontade de fazer um jogo espelhado nos jogos que eu sempre curti. Queria colocar aquela dose de Mega Man, Metroid, e tal, em algo que fosse meu.

EltonBM: A série foi sua entrada no desenvolvimento de jogos ou você já tinha experiências anteriores?

rdein: Cara, desde pequeno eu faço jogos. De certa forma, eu já tinha alguma experiência, mexendo com aquelas tretas tipo RPG Maker. Mas, antes do Momodora em si, eu falhei em terminar MUITOS jogos. Foi errando mais e mais que eu aprendi mais ou menos como funcionava os procedimentos e tal.

EltonBM: E você trabalhou com qual ferramenta para a criação de Momodora?

rdein: Game Maker 7. Hoje em dia é uma ferramenta bem ultrapassada, mas é o que eu ainda uso. Graficamente sempre usei o MSPaint (o antigo!) e o Graphicsgale.




EltonBM: Outro ponto que chamou a atenção foi a trilha sonora. Como foi a preparação dela? Ela foi feita junto  com o jogo ou após o jogo estar terminado?

rdein: Essa parte de áudio sempre foi uma bagunça total. Até agora, no Momodora 3, é a parte mais enrolada. Basicamente eu não tenho muito jeito pra escrever música de videogame, então eu tenho que achar outra pessoa pra fazer isso por mim. Durante o Momo 1 e 2 eu achei dois caras, mais ou menos no meio do desenvolvimento, e aí rolou de boa e tal. O cara que trabalhou nas músicas do Momo 2 continuou no 3, mas ele não chegou a terminar tudo e acabou vazando do time. Basicamente, as músicas são feitas enquanto eu faço o conteúdo principal do jogo. É um processo paralelo.

EltonBM: O terceiro jogo da série recebeu luz verde no Steam. O novo jogo continua sendo um projeto solo?

rdein: Não é um projeto solo; eu tenho a ajuda de uns amigos meus. Basicamente tenho alguem pra me ajudar com a animação dos sprites, com umas partes de programação mais complexas, e com as músicas.

EltonBM: Quantas pessoas tem trabalhado no projeto atualmente?

rdein: Eu (programação, sons, design/level design, arte), Hernan (animação), PKBT (programação), Elektrobear (música).

EltonBM: E agora com o terceiro jogo da série próximo do lançamento, já possui planos para novos projetos?

rdein: Meu único plano no momento é terminar a faculdade e evitar me tornar um desempregado. Superadas essas dificuldades, provavelmente vou continuar fazendo jogos no tempo livre!

EltonBM: Para fechar, quais jogos tem conquistado sua atenção nos últimos meses?

rdein: The Iconoclasts, Nuclear Throne, Radio the Universe, Rime, La Mulana 2, Kero Blaster e o rumor do tal Project BEAST.

EltonBM: Agradeço pela entrevista.

rdein: Eu que agradeço cara! :D Se precisar, tamos aí

Antes do lançamento de Momodora 3, você pode fazer o download dos dois primeiros jogos da série: Momodora e Momodora II aqui: http://rdein.itch.io/

Tumblr: http://rdein.tumblr.com/

O Steam já deu sinal verde para Momodora III, que já foi lançado! 

E é isso, senhoras e senhores. Até a próxima!

Curta nossa página no facebook para receber todas as atualizações do site.