Fantasia: Music Evolved será lançado em Outubro
Jogos com temáticas musicais tiveram o seu período de maior prestígio com Guitar Hero e Rock Band, especialmente, e foi um sucesso que eu chamaria de “efeito cometa” – foi rápido. Justo quando o gênero já estava para morrer, a Harmonix, estúdio que produziu Rock Band, criou o Dance Central para o Kinect, game que é instantaneamente relacionado ao periférico da Microsoft e talvez até o seu maior título. O próximo passo da Harmonix é Fantasia: Music Evolved, desenvolvido em parceria com a Disney e com lançamento anunciado para 21 de outubro de 2014, para Xbox 360 e Xbox One.
O interessante é a relação com a animação “Fantasia”, de 1940, produzida pela Disney, que consiste em várias cenas animadas acompanhadas de músicas clássicas e uma história um tanto mágica por trás. Daí você para e pensa: vão misturar música clássica com jogo de dança? Vamos com calma.
A mecânica de reconhecimento de movimentos de dança continua a mesma, e agora há uma história por trás do porque você está dançando. O jogador é um aprendiz do mago Yen Sid e deve trazer nova vida ao mundo por meio da música, depois que outro aprendiz acaba fazendo umas cagadas. O gameplay é semelhante ao Dance Central, mas os movimentos específicos para completar as músicas são diferentes – ao invés de simular uma coreografia, você irá mexer seus braços em sincronia com comandos que irão aparecer na tela, algo como fazer uma magia musical. É algo mais simples e que exige menos do jogador, mas considerando o público-alvo mais infantil, é aceitável.
Durante o game o jogador passará por diversos reinos e deverá completar as músicas para liberar alguns recursos e, basicamente, “completar” a área. O cenário é cheio de objetos interativos, inclusive até a movimentação pelo ambiente é feita de forma interativa – se você quiser dar uma volta para os lados, terá que fisicamente andar enquanto o Kinect te monitora. O gráfico é cartunesco e bem colorido e me lembrou bastante Jet Set Radio (saudades Dreamcast).
Até então foi anunciado que o game irá ter músicas clássicas e um bom repertório de artistas mais contemporâneos, como David Bowie, Elton John, Lorde, Bruno Mars e Queen, além de músicas que poderão ser baixadas por DLC (é claro). Fantasia: Music Evolved terá modo multiplayer cooperativo e competitivo. Inclusive, em uma campanha cooperativa, o jogador que obter a maior pontuação na música pode decidir para onde prosseguir, o que torna a experiência divertida para montar uma campanha.
Se Fantasia: Music Evolved vai reviver o gênero musical nos videogames, não dá pra afirmar com certeza, mas pode ser um bom passo da Harmonix e um incentivo para ter um Kinect e Xbox One, principalmente para quem tem filhos. Veja alguns vídeos: