Preview: Grey Goo


Grey Goo, apesar do nome um tanto incomum, é um RTS (real time strategy - pense em Command and Conquer, Age of Empires, Civilization, Starcraft) focado em sci-fi, sendo desenvolvido pela Petroglyph (Rise of Immortals, Battle for Graxia) e que segue a alguns elementos dos antigos games do gênero, como a constante busca por recursos e a organização das units.


Até então o que sabemos é que há três raças jogáveis - humanos, betas e goo, o último sendo o mais interessante e talvez inovador. Os goo não tem bases, mas sim "mães-goo" e tudo é feito por meio dessas super amebas que literalmente cospem units. Qualquer coisa que você precisar pode ser criada quase instantâneamente, contanto que você tenha recursos suficientes, o que torna a raça surpreendentemente ofensiva.


As "mães-goo" também podem passar por qualquer tipo de terreno, coisas que as outras raças não podem, e elas ainda conseguem se dividir em unidades menores ou se unir em uma super-sized ameba gigante da morte e destruição (666) capaz de literalmente devorar uma base inimiga inteira, embora esteja implícito que isso levaria um bom tempo pra acontecer.

As outras duas raças do game também tem as suas super-units comparáveis às mães-goo, mas tenho certeza de que não são nem um pouco tão legais quanto.

Um ponto interessante é que os humanos possuem uma forma de construção e tática extremamente defensiva, praticamente tudo que eles criam é mais voltado para evitar desastres do que para sair matando a galera toda. Outro ponto a mencionar é a facilidade em se mover units já criadas, pois em alguns RTS você teria que pagar recursos adicionais, mas em Grey Goo não há penalidade nenhuma.


A forma como você constrói suas units também influencia em seu funcionamento, colocar A ao lado de B dará um resultado diferente de colocar A ao lado de C, por exemplo.

O combate é familiar para qualquer gamer que já jogou um RTS na vida - há fog of war, pontos de recurso para dominar, pequenas units, vários atalhos pra decorar e por aí vai. Se você está preocupado com o micro management (as in, a necessidade de controlar units separadamente para que funcionem de forma eficaz), não se preocupe, pois a Petroglyph já afirmou que o combate terá influências em grande escala.


De qualquer forma, a originalidade de uma raça que é uma ameba consciente com capacidade de cuspir units e sair por aí engolindo inimigos e crescendo cada vez mais torna o jogo notável e talvez valha a pena dar uma chance. Grey Goo deve ser lançado no segundo semestre deste ano.