O que as configurações gráficas do seu jogo fazem?



Todo gamer que já jogou no PC foi até o menu Opções para personalizar as configurações e encontrou algumas siglas e termos técnicos dos quais não sabia o significado. Este guia irá ajuda-lo a entender o que cada configuração influencia e o quanto cada parâmetro terá impacto na sua querida placa de vídeo, assim, pelo menos, você sabe no que está mexendo além da resolução.

Resolution

Resolução mede o número de pixels horizontais e verticais, ao contrário da resolução em consoles que só leva em conta os pixels verticais, porque tvs widescreen exibem proporção fixa. Quanto mais alta a resolução mais detalhes estarão disponíveis ao olhos, independente das outras configurações gráficas. A melhor opção aqui é sempre manter a resolução o mais alto possível, ou seja, a resolução nativa do seu monitor.


Refresh Rate

Para o português: taxa de atualização. Este parâmetro indica quantas vezes a imagem exibida no seu monitor é atualizada por segundo. É medido em hertz (Hz) e é um número que você vai querer manter em 60. 60Hz é o limite máximo de taxa de atualização da maioria dos monitores, e se seu PC é poderoso o suficiente para renderizar muitos quadros por segundo, o jogo vai parecer mais fluído e rápido. A maioria dos jogos de console funcionam na base dos 30Hz, embora as tevês sejam capazes de exibir quadros em 60Hz.

Vertical Sync (Vsync)

Esta é uma configuração que se relaciona bastante com a taxa de atualização. Sem Vsync ativado, sua placa de vídeo fica livre para renderizar frames mais rápido do que o seu monitor consegue exibí-los. O resultado é um efeito chamado ”screen tearing”, em que a metade superior da tela fica um tanto desalinhada com a metade inferior. É mais perceptível quando você gira a câmera do game muito rapidamente. O Vsync limita a sua placa de vídeo para que ela não renderize feito louca e se mantenha no mesmo nível de taxa de atualização que o seu monitor. Essa opção só deve ser ativada caso seu monitor consiga exibir 60Hz constantemente. Faça testes, e se você perceber o efeito screen tearing, ative a opção.

É isso que o Vsync corrige


Anti-Aliasing (AA)

Se você observar de perto, alguns objetos em jogos apresentam bordas serrilhadas. Anti-aliasing é um filtro do instagram gráfico que se encarrega de eliminar essas bordinhas serrilhadas e suaviza o visual do game. Isso exige bastante da placa de vídeo e pode prejudicar a performance, mas os jogos oferecem vários níveis de intensidade para este parâmetro, de modo que você pode ir testando até encontrar algo aceitável que não transforme seu jogo em uma carroça levada por lesmas radioativas mutantes.

- Multisampling Anti-Aliasing aproximado (MSAA): Este tipo tenta ser mais inteligente e consumir menos recursos, aplicando-se apenas a partes específicas dos objetos que irão sobressair mais que as outras. O resultado é bom, mas você ainda poderá encontrar bordas serrilhadas em certas ocasiões.

- Fast Approximate Anti-aliasing (FXAA): Este modo de processo é o mais rápido e menos intenso, pois se aplica diretamente nos pixels na resolução apresentada, ao invés de usar dados do quadro de maior resolução possível. O resultado pode parecer um pouco desfocado, mas é satisfatório pra você que não pode perder tempo com lentidão de processamento.

- Temporal Anti-aliasing (TXAA): Este processo é igual ao MSAA, mas com uma única alteração. TXAA leva em conta frames já processados para produzir o próximo frame, criando uma média (average) de cores. É uma tentativa de reduzir um efeito chamado “flickering”, em que parece que as cores/objetos estão piscando (geralmente quando há falha na renderização dos frames), e em alguns casos isso pode criar imagens desfocadas. TXAA é uma característica exclusiva de placas Nvidia, mas a AMD criou um parâmetro semelhante chamado MLAA. A melhor configuração seria o FXAA ou MSAA.



PhysX

Este parâmetro é responsável por tudo que é relacionado à física do game. Detalhes em explosões, cacos de vidro voando pela tela, movimento de cabelos e roupas ao vento etc. Esta opção é praticamente exclusiva a placas de vídeo Nvidia, mas é possível executar o PhysX utilizando seu CPU, o que resulta em maior consumo de recursos e pode causar muita lentidão. Até mesmo com uma placa Nvidia, o uso do PhysX pode prejudicar a performance do jogo. Se você sente que é impossível jogar, tente desabilitar esta configuração primeiro de tudo. Poucos jogos possuem suporte para esta configuração ou possuem detalhes o suficiente para fazer valer a pena ter essa opção ativada, então não se preocupe.




Supersampling

Este é o método força bruta de reduzir as bordas serrilhadas. Quando esta opção é ativada seu PC renderiza cada frame a uma resolução muito maior do que seu monitor é capaz de mostrar, e depois encolhe a imagem para caber na tela. Depois, os dados da imagem em resolução maior são usados para calcular as cores necessárias para suavizar bordas. Este parâmetro é o melhor na hora de lidar com estas falhas gráficas, mas é também o que mais exige da sua máquina. Mantenha desativado a não ser que você tenha um PC da NASA.

Anisotropic Filtering (AF)

Vocês já devem ter reparado que quanto mais distante está um objeto, mais borrado é a sua visualização. Este é um método utilizado na produção de games para que a performance seja melhor e que não haja uma sobrecarga de renderização ou algo do tipo. Sem essa filtragem anisotrópica, a transição entre ambientes próximos e distantes fica bem porca e é notável cortes secos no cenário. Essa filtragem nas texturas faz com que você mal perceba essa diferença entre ambientes. O impacto no desempenho é bem pequeno, então você pode deixar essa opção no mais alto possível.



Depth of Field

Ou profundidade de campo. Se você tem miopia já está acostumado a notar que objetos distantes são mais desfocados do que aqueles mais perto (como explicado no item acima). As configurações de profundidade de campo tentam simular este efeito “natural” do ser humano de não ter tanto foco naquilo que está distante. Esta opção praticamente não influencia na performance, então fica a seu critério se quiser enxergar tudo na distância o mais nítido possível ou não.

Post-processing

Esta configuração possui efeitos diferentes para cada jogo. O mais comum são efeitos de luz como bloom (que faz a luz “sangrar” suavemente pelo cenário) ou o motion blur, que simula o borrão de luz quando há movimentos rápidos. Outro efeito incluso neste parâmetro é a simulação da mudança de luz quando se passa de um ambiente muito escuro para um muito iluminado (aquele clarão quase cegante até os olhos se acostumarem) e vice-versa. Se você enfrentar problemas de performance, desabilite ou diminua o nível desta configuração, caso contrário, coloque no máximo, pois imersão é tudo.