The Walking Dead: The Game – As decisões mais difíceis até agora
A maior parte do drama inserido em The Walking Dead, nas suas mais diversas mídias, HQ, série de TV, livros e agora nos games, não é proporcionado pelos zumbis. Definitivamente os Walkers ajudam a construir e até mesmo protagonizar o drama, mas não são a parte mais importante da história. As hordas de zumbis são apenas mecanismos para colocar os humanos em posições de desespero, para ver o que realmente fazem quando tem que tomar decisões difíceis. É por isso que a adaptação de The Walking Dead realizada pela Telltale Games tem sido um triunfo.
Ela nos obriga a fazer escolhas incrivelmente difíceis, muitas vezes envolvendo um personagem que vimos evoluir durante a campanha. Na verdade tomar tais decisões não parece ser divertido, mas em alguns casos é. Já em outros momentos a Telltale nos força a executar ações indesejáveis, tal como a de matar Sophia, na série de TV, um ato necessário, mas difícil. Algumas escolhas que somos forçados a fazer, com Lee na season 1 e com Clementine na season 2, nos farão sentir terríveis, especialmente pelas consequências dos atos. São apenas 9 episódios do game até agora e já fomos obrigados a fazer coisas que não gostaríamos, então resolvemos listar algumas das decisões mais difíceis até agora.
Saquear ou não saquear o carro? (Starved For Help)
O episódio 2 da primeira temporada do game nos faz tomar muitas decisões complicadas, então você está perdoado por talvez ter se esquecido dessa. Depois de escapar das garras da família canibal, os sobreviventes mal podem acreditar em sua sorte quando encontram um carro aparentemente abandonado recheado de suprimentos vitais. Há comida, munição e medicamentos esperando por alguém que os possa usar. Mas então uma pergunta começa a surgir na cabeça do jogador: “O carro está realmente abandonado?”. Ou será que você não estará saqueando outro grupo de sobreviventes, provavelmente diminuindo drasticamente suas chances de sobreviver só para que seu grupo possa viver um pouco mais? E não há dificuldade só pela escolha em si, mas também como muitas decisões difíceis na primeira temporada, o que você escolher poderá afetar seu relacionamento com Clementine, e que tipo de pessoa sem coração poderia decepciona-la? Algo em torno de 56% dos jogadores decidiram saquear o carro, mas com certeza sentiram o peso dessa decisão no episódio final da primeira temporada.
Nick é um cara bom? (A House Divided)
Durante a season 2, Clem passa algum tempo sozinha e depois acaba encontrando um novo grupo de sobreviventes com suas próprias particularidades, idiossincrasias e relacionamentos tensos. Um desses novos sobreviventes é Nick, um jovem de cabeça quente cuja natureza agressiva esconde um bom coração. Ou será que ele é apenas um idiota? Depende do seu ponto de vista. Independentemente disso, ele é o principal catalisador para a maior reviravolta no episódio 2 da season 2, já que ele atira em um misterioso jovem na ponte, que visivelmente só queria nos ajudar. Pior ainda, aquele jovem misterioso é (era) o namorado de um membro do grupo que estava escondido em uma estação de esqui e que gentilmente convida Clem e seu grupo para se abrigar no local. Walter, um dos habitantes da estação de esqui posteriormente descobre um pertence de seu amigo que foi morto na mochila de Nick, uma faca, e confronta Clem sobre isso. Você corre o risco de rachar todo o grupo ficando ao lado de Nick ou pode deixa-lo levar a culpa, alimentando a ira de Walter, o que pode trazer consequências desastrosas para todos. Essa é uma daquelas decisões que parecem não ter importância na hora, mas que tem grandes implicações sobre o que acontece em seguida.
Ben não é tão gentil? (Around Every Corner)
Ben foi basicamente o Nick da primeira temporada. Talvez até mais, já que tudo que ele fez foi com a melhor intenção, mas que acabou tendo consequências catastróficas para o resto do grupo. De uma forma indireta, ele foi responsável pelas mortes de Duck, Doug/Carley (dependendo de como você joga), Katjaa, e (provavelmente) Lilly. Além disso ele tenta se salvar mais cedo no episódio, em vez de ajudar Clem durante o ataque de um Walker. Então, quando você chegar à penúltima parte da temporada, você se depara com uma escolha. Ao ter escalado a torre do relógio, com zumbis persignando o grupo, você chega ao topo mas Ben quase cai. Se ele cair, definitivamente morrerá, ou por ter as pernas quebradas pela queda ou devorado pelos zumbis. Ben sabe que suas ações ocasionaram a morte de muitos, ele mesmo pede para ser deixado para trás. Você pode viver com o sangue de Ben em suas mãos? Ben fez coisas erradas, mas mais por falta de inteligência do que por maldade. E nessa decisão é bom pensar rápido, porque você não terá muito tempo.
Lilly está a bordo? (Long Road Ahead)
Pobre Lilly, ela não teve uma folga sequer na primeira temporada do game. Bom, ninguém realmente teve uma folga, mas parece que Lilly teve menos que os outros. Como líder do grupo, ela carrega o peso da responsabilidade e vive em constante estresse por ter que manter todos vivos e seguros. Além disso, ela era filha de Larry, que apesar de ser um velho ranzinza, obviamente Lilly não ficaria encantada ao ver seu pai sendo morto. Então você pode entender porque ela surta e atira em Carley/Doug. Após o ato ter sido feito, você tem que decidir se quer mantê-la no grupo ou deixa-la para trás, provavelmente condenando-a a morte, mas mantendo o resto do seu grupo a salvo.
O que dizer sobre Duck? (Around Every Corner)
Nunca acaba bem para as crianças em The Walking Dead, tirando a Clem. Por isso, não deve ser nenhuma surpresa, mas sim a rotineira tragédia quando o filho de Kenny finalmente sucumbi à mordida do zumbi que recebeu no episódio anterior. O que é mais difícil é preparar sua mente para o que vem a seguir. Você pode deixar Kenny matar seu próprio filho antes que ele volte como um zumbi, assim, dando-lhe uma experiência que irá assombra-lo pelo resto de seus dias. Você mesmo pode atirar em Duck, isentando Kenny dessa responsabilidade, mas, bem, você terá que matar uma criança. Ou você pode simplesmente deixa-lo ali, para voltar como um walker, mas essa decisão parece a mais cruel de todas, porém isso significa que ninguém terá que atirar na cabeça de uma criança. É uma escolha semelhante à da Sophia e também de Lee na season finale.
Cortar seu próprio braço? (No Time Left)
Digamos, por exemplo, você está chegando ao final da primeira temporada, já teve que tomar inúmeras decisões difíceis que resultaram em violência, derramamento de sangue e possíveis mortes. No episódio "No Time Left", Clementine é sequestrada, talvez por esse fato ter perturbado tanto Lee, ele não vê um walker e é mordido no braço. Encontrá-la ainda é a missão prioritária, e se transformando em um zumbi isso ficaria mais difícil. Talvez haja uma maneira de sobreviver, uma maneira de interromper a infecção. Talvez você poderia apenas... você sabe... cortar seu próprio braço logo acima do lugar onde foi mordido? Esse ato poderia dar-lhe tempo para encontrar Clementine. Definitivamente não é uma decisão fácil, já que a amputação do membro não garantiria a sobrevivência.
Cortar o braço de Sarita? (In Harm’s Way)
Para a maioria das pessoas, o episódio mais recente da season 2 foi bastante intenso, refletindo como o grupo recebia as ordens de Carver, o enlouquecido líder de um grupo assentado em uma loja abandonada. Intenso e dramático são as palavras que definem o episódio que Clem tem que fazer uma escolha complicada. Sarita é mordida no fim do capítulo, e naquela fração de segundos temos que fazer uma escolha, atacar um walker ou cortar o braço de Sarita com a intenção de conter a infecção. Essa decisão é mais intensa que a maioria das outras porque você está no meio de milhares de zumbis, matando os que consegue e fugindo dos que não consegue matar. A ação de cortar o braço dela é quase instintivo, e também não há muito tempo para pensar quando se está cercado por milhares de walkers.
O que Clem vai pensar? (Starved For Help)
"Starved For Help", como sabemos, é provavelmente o episódio mais cansativo do jogo The Walking Dead até agora. A Telltale realmente se superou pois quando você finalmente pode ter a sua vingança contra o insano patriarca canibal, Danny, até essa decisão não é fácil. Quero dizer, deveria ser, o cara te alimentou com carne humana sem o seu conhecimento e então te trancou no matadouro com a intenção de fazer você e seu grupo o prato principal. Parte da vontade de matar Danny vem do nosso senso protetor em relação a Clem, e a outra pela obviedade da situação, Danny e sua família são sádicos e canibais. Quando você tem a opção de mata-lo, Clem está presente, é óbvio que ele merece morrer, mas que sentimento trará a Clem ver o homem que cuida dela, a figura paterna de Lee, matando um homem desarmado a sangue frio? O que fazer?
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Da minha parte era isso, espero que vocês tenham gostado, grande abraço e.......tchau.