Xbox go home, you're drunk
E foi anunciado oficialmente o novo console da Micro$oft, o Xbox One. Um lançamento que gerou muita polêmica e deixou assuntos não esclarecidos no ar, afinal de contas, a conferência poderia ser resumida em algumas palavras: TV, Xbox, watch TV, sports, television, Call of Duty, the new addition to your squad is a dog.
Não peguem suas forquilhas ainda, a Microsoft só estava querendo focar a conferência na conectividade do seu novo vídeo-cassete vídeo-game e o que realmente interessa para nós, gamers, ficou esquecido.
Mas não se preocupe, neste post tentarei cobrir o maior número de dúvidas à respeito do novo console e suas novas funcionalidades, como ele irá interagir com jogos usados e outras coisitas más.
O Xbox vai precisar ficar conectado o tempo todo?
Esse é um ponto que ainda não está muito bem esclarecido – os rumores deixaram todo mundo pirado e um funcionário fez o favor de deixar a galera ainda mais indignada ao defender a política do “always online”. O cara foi até demitido.
Em algumas entrevistas, um tal de Major Nelson disse que o Xbox One não precisará estar sempre conectado à internet, mas ele vai precisar estar em uma rede por causa dos serviços de nuvem, que em teoria melhoram o desempenho do console, então seria necessário conectá-lo pelo menos uma vez por dia.
E o Kinect? Sempre ligado?
Yep. O sensor de movimento agora é uma parte integrada do sistema e estará sempre conectado ao console. Mas nem tudo está perdido – a nova versão do Kinect é muito mais precisa e ele vai ser responsável pela interação entre nós e o vídeo-game, dá até pra conectar na Live com reconhecimento facial. Outro ponto a mencionar é que pelo menos o Kinect agora já vem incluso.
Posso rodar jogos usados na Caixa X Um?
A nossa querida Micro$oft não tocou no assunto durante a conferência, mas sim em entrevistas que aconteceram depois, mas o nível da galera que ficou spammando os chats e afins reclamando que não falaram nada disso foi grande.
O gerente de comunidade, o tal do Major Nelson, foi bem evasivo ao dizer que ainda estamos muito longe do lançamento e eles ainda não pensaram nessas coisas. MASOQ.
Daí o vice-presidente, Phil Harrison explicou que os títulos do Xbox One vão ter um código único que vai ser associado à sua conta na Live. E agora você entende porque vai precisar conectá-lo na internet pelo menos uma vez por dia.
Mas ow, e se eu quiser emprestar meu jogo pra um amigo?
Pode ué, só vai precisar pagar uma taxa. Isso mesmo. Uma. Taxa. Será o fim do mercado cinza? Bem, não dá pra ter certeza até o real lançamento dessa coisa, mas o Major Nelson disse que o aparelho vai ter suporte a troca e revenda de jogos, mas que mais detalhes serão revelados em breve. Pff.
E os jogos? Cadê?
Acho que fica melhor discutir esse assunto depois da E3, daqui umas duas semanas. Mas há boatos aí que o One vai receber 15 títulos exclusivos, só resta saber o que vai ser, né, porque as séries exclusivas do 360 na minha opinião foram bem “meh”.
Mas o que temos por enquanto: Forza Motorsport 5, Call of Duty (ORLY), Assassin’s Creed IV, Black Flag, Watch Dogs, Battlefield 4, Need for Speed: Rivals, Thief (SQUARE ENIX TE AMO) e um tal de Quantum Break que promote ser um dos novos exclusivos, veja o trailer abaixo:
Vou poder jogar os títulos do 360?
N O P E. A nova arquitetura usada no aparelho impede que ele rode os títulos do seu antecessor, e o presidente da divisão Xbox da $oft ainda fez um comentário pra acabar com as esperanças da galere: “quem pensa na geração passada, vive na geração passada”.
Entre outras coisas pequenas como mudanças sutis no controle e que os periféricos do 360 também não serão compatíveis com o sucessor, e que a mídia agora é Blu-Ray (graças a Zeus), a outra grande polêmica que permeia o lançamento é o suporte aos desenvolvedores indies, já que para um título ser distribuído na Live ele precisa ser publicado por alguma empresa, ou seja, um grande “vai se foder” pros independentes.
O Xbox One deve chegar ao mercado no final deste ano e foi comentado sobre um lançamento mundial, então todos comprando juntinho. Nada do preço foi revelado, ainda.