Introdução à Millennium
Saudações galera, para quem não me conhece eu sou o J, e para quem me conhece eu também sou o J e hoje venho trazer algumas considerações sobre Millennium: Os Homens Que Não Amavam As Mulheres, não só sobre o livro, mas também sobre os dois filmes que compõem essa primeira parte da trilogia. Primeiramente, para quem não conhece essa série fantástica de livros peço que não exerçam seu julgamento baseado no nome do livro, porque como qualquer publicação, não deve ser julgada pela capa. Em segundo lugar, recomendo para quem tem paciência na leitura e já tem esse hábito consolidado, porque em um primeiro momento o livro tende a ser muito detalhista em quase tudo (características do autor), isso pode tornar a leitura cansativa e a primeira impressão do leitor pode não ser tão positiva. Mas para quem gosta de suspense, mistério, reviravoltas e tem (algo em torno de 25% de) paciência, esse é o livro.
Quero começar falando sobre o autor intelectual dessa obra, o sueco que se chama Karl Stig-Erland Larsson ou somente Stieg Larsson, nascido em 15/08/1954 e falecido dia 09/11/2004 devido a um infarto quando subia sete lances de escadas até seu escritório na sede da revista EXPO, revista a qual Larsson foi fundador. Stieg foi um jornalista influente e um ativista político, além de escritor, obviamente, mas não teve a oportunidade de desfrutar do sucesso que seus livros fariam, já que ele morreu antes da publicação da trilogia. Muito se vê de Larsson no protagonista da série, Mikael, ambos jornalistas, “donos” de sua própria revista e engajados em expor o podre dentro do sistema econômico sueco. Larsson denunciou várias organizações neofascistas e racistas durante sua carreira e era seguidamente ameaçado de morte, também por isso quando ele faleceu houveram rumores sobre um possível assassinato, já que ele e sua revista tocavam na ferida de pessoas que não queriam esse tipo de mídia. Para resumir quem foi Stieg Larsson isso pode não ser o suficiente, mas pensem nele como um jornalista fodão que combate o crime, basicamente é isso, e esse estereótipo vai ajudar a introduzir Mikael Blomkvist, posteriormente.
Millennium é uma trilogia de livros composta por: Os Homens Que não Amavam As Mulheres (Män som hatar kvinnor), A Menina Que Brincava Com Fogo (Flickan som lekte med elden) e A Rainha Do Castelo De Ar (Luftslottet som sprängdes), sendo o primeiro livro uma história com começo, meio e fim, e os outros dois livros uma história que se complementa. Minha intenção é fazer um resumo básico da história e depois elencar alguns itens a respeito das duas versões do filme, a americana e a sueca e também do livro. Lembro-me que aluguei o filme em versão americana e por desinteresse acabei por não assisti-lo, tempos depois o mesmo passou na TV e resolvi encarar. Muita gente que me conhece queria que eu nunca tivesse visto tal filme, porque depois de um primeiro contato acabei virando fã incondicional da série. No começo somos apresentados aos protagonistas da história, Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander.
Mikael é um jornalista especializado em desvendar e desmascarar fraudes econômicas publicando matérias de caráter investigativo na Millennium, revista a qual é co-fundador. A história começa quando Mikael sai do tribunal derrotado em uma disputa judicial, a acusação era de difamação contra um grande magnata chamado Hans-Erik Wennerströn. Mikael ouviu informações comprometedoras sobre Wennerströn de uma fonte anônima e acabou publicando um artigo que fazia acusações sérias, mas que posteriormente não puderam ser provadas.
Na outra parte da história, Lisbeth Salander era uma investigadora (uma hacker foda) muito eficiente que trabalhava para uma empresa de segurança chamada Milton Security, onde fazia esporadicamente trabalhos de pesquisa que beiravam a espionagem. Ela era uma garota problemática, difícil de definir em todos os sentidos, meio punk, meio gótica, parecia desligada do mundo, mas se saia muito bem dessa forma. Lisbeth passou a maioria de sua adolescência em instituições psiquiátricas devido a diversos problemas que tivera quando era jovem, hoje, ela estava sob tutela do governo e era considerada mentalmente instável.
Em um de seus trabalhos de pesquisa ela é solicitada a revirar a vida de Mikael tentando encontrar algum podre em sua vida, já que quem solicitou a pesquisa tinha intenção de contratá-lo para um trabalho, e sua integridade, honestidade e outras virtudes seriam avaliadas para a contratação ou não de seus serviços. O contratante era um advogado chamado Dirch Frode, a mando de Henrik Vanger, um grande industrial da história da Suécia. Após a minuciosa investigação sobre Mikael, ele é convidado a visitar Henrik para ouvir o que o velho tinha a dizer, e assim o fez. Henrik tinha uma tarefa inicial para Mikael, que seria escrever uma biografia da família Vanger (uma família tradicional da Suécia que era conhecida por seu sucesso no meio industrial), mas esse trabalho seria apenas um pretexto para o verdadeiro objetivo, desvendar um assassinato que assombrava Henrik a mais de 40 anos, o assassinato de sua sobrinha, Harriet. Mikael se vê surpreso com o pedido, mais surpreso ainda com o que o velho industrial lhe mostra a seguir, algumas molduras, como se fosse uma espécie de quadro expondo uma flor (raiz, planta, whatever) no centro. As que se localizavam a esquerda da sala foram presentes de aniversário de Harriet para Henrik, as que se localizavam a direita da sala eram também molduras com a flor no centro, mas essas foram entregues a Henrik após o desaparecimento misterioso de Harriet, ou seja, o assassino sabia de tal tradição e continuou-a, brincando com a cabeça do velho Henrik Vanger.
Mikael aceita o trabalho porque Henrik instiga-o prometendo além de uma grande soma em dinheiro, informações que poderiam desmascarar e provar as acusações inicialmente feitas por Mikael sobre Wennerströn. Todo o livro/filme gira em torno disso, de Mikael tentando desvendar o desaparecimento de Harriet. A trama é de suspense, revelações e trata-se de uma história de investigação policia feita por pessoas que não são policiais, tentando ver furos na história que ninguém viu até então. Lisbeth posteriormente se junta a Mikael nessa jornada e ambos seguem juntos até conseguir concluir as investigações, óbvio que isso é apenas o esqueleto da história, acontecem muitas coisas que realmente valeriam registros, mas minha intenção é apenas dar um embasamento para os futuros espectadores/leitores, não estragar as surpresas do filme/livro.
O livro tem algo em torno de 500 páginas e é como disse anteriormente, repleto de detalhes, a trama começa a ficar instigante depois das primeiras 100 páginas. É uma leitura fácil e de acesso a qualquer pessoa (que saiba ler rsrs). O filme na versão americana muda um ou outro detalhe para a versão original, mas no geral, são filmes bem parecidos, com a única diferença que a versão USA tem mais recursos financeiros, assim como quase todas as produções “hollywoodianas”. Os quatro atores que interpretam os protagonistas nas duas versões trabalharam muito bem, Michael Nyqvist e Noomi Rapace na versão original, e Daniel Craig e Rooney Mara na versão americana.
Michael Nyqvist e Daniel Craig interpretam Mikael Blomkvist |
Noomi Rapace e Rooney Mara interpretam Lisbeth Salander |
Quanto aos filmes, em qualquer lugar vocês encontram a versão americana, já a versão original é um pouco mais difícil de encontrar em mídia física, mas eu comprei meus filmes da trilogia Millennium nas lojas Americanas e na Livraria Saraiva, procurem por lá. Bom galera, da minha parte era isso, espero que vocês tenham gostado, grande abraço e.......tchau!